quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entenda o Vestibular 2011


Em uma coletiva de imprensa o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, explicou as novidades no Processo Seletivo 2011 da Universidade. Na terça-feira, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) decidiu adotar o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como uma das fases da seleção para ingresso na Instituição.

O reitor explicou que o ENEM é um importante instrumento de avaliação do ensino médio e para o ingresso no ensino superior no país. A 1ª fase do vestibular da UFPA, que consistirá na prova do ENEM, deverá acontecer no mês de novembro e a 2ª fase em dezembro, antes dos feriados de fim de ano. O Listão de aprovados deverá ser divulgado nos primeiros meses do ano que vem.

Inscrições para o ENEM, 1ª fase do Vestibular 2011 da UFPAPeríodo: 21 de junho a 09 de agostoSite: http://www.enem.inep.gov.br/Provas: dias 06 e 07 de novembro

Inscrições para a 2ª fase do vestibular 2011 da UFPAPeríodo: 18 de agosto a 05 de setembroDivulgação do edital do concurso: Primeira quinzena de agosto de 2010.

Dessa forma, os conteúdos abordados em ambas as fases são os definidos pelas matrizes curriculares do ENEM englobando os eixos temáticos . A prova elaborada pela UFPA deverá conter, também, abordagens regionais. As diferenças entre o conteúdo programático do Exame Nacional e o da UFPA se concentram, principalmente, nas provas de Literatura e suas respectivas leituras obrigatórias, e nas provas de línguas estrangeiras. O ENEM não possui leituras obrigatórias ou prova de Literatura, mas estes temas estarão na 2ª fase do vestibular que será realizada pela UFPA. Neste caso, o conteúdo programático é o mesmo do ano passado.

A mesma situação acontece em relação às línguas estrangeiras. Até o ano passado, o ENEM também não possuía prova de idiomas, mas o Ministério da Educação anuncia a intenção de incluir este tipo de avaliação no Exame deste ano, porém, apenas as opções de Inglês e Espanhol. As provas de línguas estrangeiras na 2ª fase do vestibular da UFPA, ofertadas tradicionalmente, continuarão com cinco opções aos seus candidatos: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Italiano.

Os candidatos farão uma única redação, a do ENEM, e esta será a única parte dessa primeira fase do vestibular da UFPA a ter um ponto de corte. Os exames de habilidades para os cursos de Artes, como Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, continuarão a serem realizados pela UFPA. Em relação ao sistema de cotas, não haverá alterações em relação aos percentuais de vagas reservadas.

Extráido de http://www.ascom.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4356:entenda-o-vestibular-2011-da-ufpa&catid=1:noticias


Nenhum comentário:

Postar um comentário