quarta-feira, 24 de março de 2010

Alunos poderão ser selecionados pelo Sisu no segundo semestre


Universidades federais, estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que têm processos seletivos para ingresso de estudantes no segundo semestre vão poder utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo para adesão das instituições ao sistema abrirá no final de abril e permanecerá aberto em todo o mês de maio. Seleção e matrícula dos alunos serão feitas em junho.

Algumas instituições já ocuparam vagas para o segundo semestre no processo que acabou este mês. Outras não oferecem ingresso no meio do ano. A decisão de utilizar o Sisu nas que ainda precisam realizar processos seletivos para o segundo semestre caberá aos conselhos universitários de cada instituição.

Desta vez, o Sisu terá apenas uma etapa de inscrições. Poderão concorrer os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. A partir das inscrições dos alunos, que poderão optar por dois ou três cursos logo neste momento, será gerada uma lista de classificação, por meio da qual as universidades farão suas chamadas – quantas forem necessárias para cada instituição preencher suas vagas.

“Precisamos, ainda, definir algumas questões operacionais nessa mudança do sistema”, explicou a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci. Desde o início da construção do Sisu, técnicos e dirigentes do Ministério da Educação fizeram seis reuniões com reitores de universidades e institutos federais para discutir melhorias no sistema.

Segundo Maria Paula, as reuniões com os dirigentes servem para conhecer as demandas das instituições e alinhar as ações. “As adequações foram sugeridas pelos reitores. São eles os protagonistas do processo; o MEC é o aglutinador”, disse. De acordo com a secretária, as 51 instituições participantes do Sisu já sinalizaram sua permanência no novo processo seletivo e muitas querem também ampliar o número de vagas oferecidas por meio do sistema.

“Não abrimos mão do Enem e do Sisu como processo seletivo. Buscaremos fazer uma avaliação de todo o sistema para sugerir ajustes operacionais”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero. Segundo ele, outras instituições vão passar a utilizar o sistema, como a Universidade Federal do Ceará (UFCE), em seu próximo processo seletivo.

Assessoria de Comunicação Social

11 comentários:

  1. Nossa muito boa essa iniciativa das Universidades federais, estaduais e institutos federais de educação.
    Com isso nos alunos estamos tendo mais oportunidade de
    qualificar nossas praticas tecnologicas.
    Mas, mais do que isso uma oportunidade de melhoria para
    o nosso futuro adquirindo conhecimento, pratica e DIPLOMA!
    Muito, muito boa mesmo essa inciatica, estão de PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. A SISÚ quer proporcionar para diversos alunos oportunidades no mercado de trabalho,isso e exelente para quem busca pelo seu espaço na vida profissional.

    ResponderExcluir
  3. Este curso e muito importante para nos os alunos pois vai abrir uma grande oportunidade para nós no mercado de trabalho mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  4. E muito bom os projetos da escola Luíz Paulino martires,Eu tenho 5 anos que faço parte da Familía lupama.
    Eu tenho orgulho...
    EU SOU do lupama da sona Bragantina e não pense que essa escola e FRAQUINHA oh,oh e que sacode fanfarra lupama e o pode que vem do norte.

    ResponderExcluir
  5. este curso esta nos preparando para o futura para que nos estejamos preparado para o mercado.

    ResponderExcluir
  6. bom este programa e muito importante para nos estudantes do ensino médio

    ResponderExcluir
  7. Essa etapa que oferecem para nós alunos e muito importante, vamos ter mais facilidades em entrar em uma universidade, no mercado de trabalho e vamos ter muito mais conhecimentos que precisamos, pois um curso a mais em nossa vida nos deixará mais capacitado para o mercado de trabalho e para o nosso futuro!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o ensino brasileiro está evoluindo cada vez mais, o aluno de escola pública podeŕ ter mais chance de entrar numa faculdade, isso irá nos dar chances para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  9. mauricio.
    essa é mais uma oportunidade que os alunos tem em engreçar em uma universidade.
    e quando começar boa sorte para todos os alunos.

    ResponderExcluir
  10. Achei super interesante essa oportunidade de iniciativa,muito interessante a univ. Federal esta de parabens pois abrirá portas para o futuro de Muitos alunos para o mercado de trabalho;uma iniciativa excelente e os alunos do lupama tem mais é que aproveitar e se jogar com tudo pois as oportunidas que vem sao poucas devemos aproveita-las,,diante disso teram muito mais conhecimento e o mercado de trabalho precisa de pessoas capacitadas Eu Sou aluno do Lupama gostei do projeto PARABÈNS GENTE Obrigado pelas OPORTUNIDADES....(MICHEL WILLYAMES)

    ResponderExcluir
  11. É muito importante essa iniciativa porque o ensino brasileiro vai ficar mais qualificado e vai está abrindo portas para o nosso futuro,para nós entrarmos num mercado de trabalho.

    ResponderExcluir