Concursos oferecem mais de 700 vagas de norte a sul do país
Estão abertas as inscrições para mais de 700 vagas de professores efetivos e técnicos administrativos em concursos públicos Brasil afora. A oportunidade é para trabalhar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que reúne 255 escolas em todo o país e está em expansão, devendo chegar a 354 unidades atédezembro.
As vagas são para as instituições do Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima. Entretanto, os interessados devem ficar atentos à página eletrônica que lista os concursos da Rede Federal, já que, em 2010, todos os estados devem abrir seleções para contratação de professores e técnicos administrativos.
"Temos 99 escolas
A construção de 214 novas escolas federais de educação profissional trouxe a demanda por novos profissionais. Em janeiro deste ano, o Ministério do Planejamento autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos. Outras 8,8 mil vagas para concursos públicos da rede devem ser autorizadas até o fim do ano. Os cargos foram criados pelo Congresso Nacional para garantir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, política que já permitiu outras 11,2 mil contratações desde 2006.
Carreira - Um dos grandes benefícios de ser professor da Rede Federal é o plano de carreira. Pela norma, há aumentos de salário gradativos e também em caso de o docente se qualificar com cursos de pós-graduação. Os salários podem chegar a R$ 11,7 mil para doutores.
MEC é premiado por três ações de inovação na gestão pública
O Ministério da Educação (MEC) foi premiado por três iniciativas de inovação na gestão pública federal em concurso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A Enap selecionou dez iniciativas e a classificação destas ações será anunciada na próxima terça-feira (16), às 14h, no auditório do Ministério do Planejamento no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A solenidade também marca os lançamentos do 15º Concurso Inovação e do livro contendo o relato das práticas premiadas em 2009.
As ações premiadas do MEC são: "Acompanhamento da frequência escolar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade (condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família)", da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad); o "Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e o "Sistema e-Mec: reinvenção processual da educação superior em três dimensões da gestão pública - jurídica organizacional e tecnológica", da Secretaria de Educação Superior.
Além de valorizar o trabalho de servidores públicos comprometidos com o alcance de melhores resultados, a premiação concedida pela Enap, em parceria com o Ministério Público, estimula a adoção de iniciativas para a melhoria dos serviços públicos. Em 2009, o Concurso Inovação recebeu 131 inscrições válidas.
TV Escola
Recursos como documentários, vídeos, animações podem deixar a sala de aula mais atraente e auxiliar o professor a ensinar seus alunos. A TV Escola, canal educativo do Ministério da Educação, assumiu, há 14 anos, esse papel em escolas estaduais e municipais de todo o país.
Parceria
Com o objetivo de firmar parcerias para dinamizar a educação profissional e tecnológica, o Instituto Sul-rio-grandense e a escola norte-americana Alamo Colleges oficializaram convênio que possibilita o intercâmbio e a troca de experiências nas áreas de robótica e solda. Com a Alamo Colleges, o instituto poderá trocar experiências tanto em cursos de nível técnico como nos superiores de tecnologia.
Fonte: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília - DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário