segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UFPA aprova edital do Processo Seletivo 2011

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai divulgar o edital do Processo Seletivo 2011, na segunda quinzena deste mês. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA) aprovou, nesta quinta-feira, 9, as últimas alterações do edital. Entre as mudanças, estão a inserção de três cursos no interior, que ficariam fora do certame, e a mudança de turno de 18 cursos, que vão passar do período matutino para o vespertino.

No Processo Seletivo 2011, serão ofertadas 6.088 vagas, sendo 3.562 na capital e 2.526 no interior, divididas em 145 cursos no Pará, sendo 77 em Belém. Das vagas no interior, 336 são de cursos intensivos (os antigos intervalares). Do total de vagas ofertadas, 50% serão destinadas a candidatos cotistas, ou seja, alunos oriundos de escolas públicas. Para cada curso ofertado, serão acrescidas duas vagas para candidatos indígenas e uma vaga para pessoa com deficiência.

Os cursos de Graduação em Sistema da Informação (Cametá), Geografia – Licenciatura e Bacharelado (Marabá) e Letras Língua Libras (Soure) tiveram a aprovação do Consepe para serem ofertados no Processo Seletivo 2011.

Provas - O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá apenas duas fases. Na primeira, a Universidade terá como critério de seleção as notas das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), as quais vão acontecer nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses.

A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.

Inscrição – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ceps.ufpa.br, a partir das 14 horas do dia 20 de setembro até as 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais) e poderá ser pago até o dia 20 de outubro, dentro do horário bancário.

Isenção - Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro deve procurar qualquer agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o formulário.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moares

Nenhum comentário:

Postar um comentário