domingo, 30 de janeiro de 2011

Parabéns


A Direção Escolar, juntamente com todos os Funcionários da EEFM Luiz Paulino Mártires, parabeniza seus alunos e ex-alunos aprovados nos vestibulares 2011..
Valeu!!!

RESULTADOS FINAIS


Avisamos a toda a comunidade Escolar que os resultados finais do ano letivo 2010, dos Ensino Fundamental e Médio, serão no dia 03/01/2011.

1º turno - a partir das 08:oo h
2º turno - a partir das 14:30 h
3º turno - a partir das 19:30 h

PARFOR - Primeira reunião do ano discutiu os rumos da formação docente no Pará

Acompanhar a qualidade da execução dos cursos de formação inicial e elaborar um plano estratégico para a formação continuada. Estas são algumas das prioridades do Plano de Formação Docente do Estado do Pará (Parfor) em 2011, que foram discutidas na manhã desta sexta-feira (28), durante a 14ª reunião ordinária do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente no Pará, promovida na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Estima-se que mais de 40 mil professores do ensino básico da rede pública no Pará não possuam formação em curso superior e outros 22 mil uma graduação, mas em área diferente de sua formação inicial. Desde sua implantação em 2009, mais de 12 mil professores que estavam em sala de aula apesar de não possuírem a formação inicial adequada para essa atividade, ingressaram nos cursos de licenciatura ofertados pelo Parfor, em 140 municípios.

Ainda neste semestre, cerca de 5,8 mil professores iniciarão seus cursos de formação inicial. O listão com o nome dos aprovados no último processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 11 de fevereiro. A expectativa é atingir, até o final deste ano, o quantitativo de 20 mil professores cursando uma formação inicial. O próximo processo seletivo para o ingresso nos cursos de licenciatura do Parfor deverá ser aberto no mês de abril.

Para o coordenador estadual do Parfor, professor Licurgo Peixoto, o Plano registrou um grande crescimento nos dois primeiros anos de execução, que é atribuído ao empenho das universidades e a ansiedade dos professores pela formação. As universidades, destacou, passaram a aplicar novas concepções pedagógica para a formação dessas pessoas. Neste ano, informou o coordenador, novos cursos serão disponibilizados. Entre eles, as Licenciaturas em Educação do Campo e Integrada (Matemática, Ciências e Linguagem).

Planejamento - Durante o encontro, uma Comissão de Formação Continuada foi constituída, com a missão de organizar um planejamento estratégico de desenvolvimento para essa modalidade de formação. A necessidade da universalização de uma política de assistência ao professor cursista, por meio de um auxílio-formação, também foi apresentada.

A reunião foi presidida pelo secretário de estado de educação em exercício, professor Cláudio Ribeiro. Além da necessidade da ampliação do número de vagas no ensino básico em todo Estado, ele também apontou a necessidade de melhorar a qualidade do ensino, como uma das prioridades da Rede Estadual. “A política de formação de professores é uma questão primordial. Quanto melhor a preparo do professor, mais condições a gente tem de melhorar a qualidade do ensino no Pará”, afirmou o secretário, apontado o insucesso do Pará em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Fórum é presidido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e é composto pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e cinco Instituições Públicas de Ensino Superior: Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Pará (Ifpa), Universidade Rural da Amazônia (Ufra).

Texto: Mari Chiba
Fotos: Rai Pontes
Ascom/Seduc

Foto Destaque

Foto Destaque