segunda-feira, 28 de junho de 2010

MULTILAB LUPAMA
Informamos que já esta no ar o Blog do Laboratório Multidisciplinar de nossa escola, o mesmo dispõe das aulas práticas de biologia e das demais disciplinas relacionadas ao laboratório, o link para o blog é: http://multilablupama.blogspot.com que também está disponível para acesso direto na seção "Acesse" de nosso blog.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Forrozão LUPAMA
(30/06/2010)
Toda comunidade Bragantina, está convidada para o Forrozão da EEEFM Luiz Paulino Mártires, que ocorrerá no dia 30 de junho (quarta-feira), na WT Eventos, a partir das 17:00hs. Teremos apresentações de quadrilhas, brincadeiras (casamento na roça, cadeia, recadinhos do coração, etc.) comidas típicas, e um bingo. Contamos com sua presença!!
Tarde de Autográfos
No dia 24/06/2010 a partir das 16:30 , na biblioteca escolar Lindanor Celina, localizada na EEEFM Luiz Paulino Mártires, acontecerá o lançamento do livro: Bosque de minhas ilusões de José Ribamar Ribeiro, esta atividade é parte integrante dos projetos realizados na biblioteca, sob a coordenação das Professoras: Maria Dilú, Cléia Nascimento e Valdinete Silva. O autor é natural de Candido Mendes(MA), formado em Economia e Finanças, pós-graduado em Educação Ambiental pela UFPA. Estudioso das Artes, seu interesse pela música e poesia despertou na infância. Atualmente reside na cidade de Bragança(PA), onde atua como professor e diretor nas escolas estaduais há mais de vinte anos.Toda comunidade escolar está muito feliz em sediar este evento.
Alunos aprovados para 2ª Fase das Olímpiadas de Geografia
Dos 40 alunos da 1ª série do Ensino Médio que participaram da primeira fase do desafio, 15 irão representar a escola na segunda fase do Desafio National Geographic 2010 (Olímpiadas de Geografia), a prova será aplicada no dia 21 de agosto de 2010, contendo 20 questões de múltipla escolha e 1 questão subjetiva. A seguir a lista dos alunos(as) aprovados a 2ª fase:
ALINE DE PAULA AVIZ DE SOUSA – 101 tarde
ANA FLAÍSA DE OLIVEIRA PINHEIRO – 101 manhã
ANDRÉIA DA SILVA ROSA – 102 tarde
ANGELA MARIA DE JESUS LISBOA – 103 manhã
ANTONIO LEONARDO DE SOUSA SILVA – 102 tarde
BRUNO FERREIRA DE ASSIS – 103 tarde
DAIANE DA SILVA ALVES – 103 manhã
DAIANE MILENA SANTOS COSTA – 102 manhã
ELANNY DA SILVA OLIVEIRA – 101 manhã
GEOVANI AUGUSTO DA SILVA SANTOS – 101 manhã
KÁTIA MARIA DE JESUS LISBOA – 102 manhã
KELLY MOREIRA BRANDÃO – 101 noite
MURILLO CHRISTIAN CONDE – 102 manhã
PATRÍCIA FERNANDA DA SILVA MENDANÇA – 101 manhã
THIAGO DO SOCORRO DOS SANTOS FERREIRA – 101 manhã

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entenda o Vestibular 2011


Em uma coletiva de imprensa o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, explicou as novidades no Processo Seletivo 2011 da Universidade. Na terça-feira, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) decidiu adotar o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como uma das fases da seleção para ingresso na Instituição.

O reitor explicou que o ENEM é um importante instrumento de avaliação do ensino médio e para o ingresso no ensino superior no país. A 1ª fase do vestibular da UFPA, que consistirá na prova do ENEM, deverá acontecer no mês de novembro e a 2ª fase em dezembro, antes dos feriados de fim de ano. O Listão de aprovados deverá ser divulgado nos primeiros meses do ano que vem.

Inscrições para o ENEM, 1ª fase do Vestibular 2011 da UFPAPeríodo: 21 de junho a 09 de agostoSite: http://www.enem.inep.gov.br/Provas: dias 06 e 07 de novembro

Inscrições para a 2ª fase do vestibular 2011 da UFPAPeríodo: 18 de agosto a 05 de setembroDivulgação do edital do concurso: Primeira quinzena de agosto de 2010.

Dessa forma, os conteúdos abordados em ambas as fases são os definidos pelas matrizes curriculares do ENEM englobando os eixos temáticos . A prova elaborada pela UFPA deverá conter, também, abordagens regionais. As diferenças entre o conteúdo programático do Exame Nacional e o da UFPA se concentram, principalmente, nas provas de Literatura e suas respectivas leituras obrigatórias, e nas provas de línguas estrangeiras. O ENEM não possui leituras obrigatórias ou prova de Literatura, mas estes temas estarão na 2ª fase do vestibular que será realizada pela UFPA. Neste caso, o conteúdo programático é o mesmo do ano passado.

A mesma situação acontece em relação às línguas estrangeiras. Até o ano passado, o ENEM também não possuía prova de idiomas, mas o Ministério da Educação anuncia a intenção de incluir este tipo de avaliação no Exame deste ano, porém, apenas as opções de Inglês e Espanhol. As provas de línguas estrangeiras na 2ª fase do vestibular da UFPA, ofertadas tradicionalmente, continuarão com cinco opções aos seus candidatos: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Italiano.

Os candidatos farão uma única redação, a do ENEM, e esta será a única parte dessa primeira fase do vestibular da UFPA a ter um ponto de corte. Os exames de habilidades para os cursos de Artes, como Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, continuarão a serem realizados pela UFPA. Em relação ao sistema de cotas, não haverá alterações em relação aos percentuais de vagas reservadas.

Extráido de http://www.ascom.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4356:entenda-o-vestibular-2011-da-ufpa&catid=1:noticias


PCCR é aprovado na Assembléia Legislativa

O projeto de lei que instituirá o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para professores, técnicos em educação, servidores de nível médio e fundamental da rede pública estadual de ensino foi aprovado na manhã desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), beneficiando mais de 30 mil servidores da educação. O documento seguirá para o gabinete da governadora Ana Júlia Carepa que transformará em Lei o PCCR da educação, aguardado pela categoria há mais de 30 anos. Com a lei sancionada, o servidor da rede estadual passará a saber quando iniciou sua carreira, terá assegurado a progressão vertical e horizontal, vantagens e gratificações.

O documento foi aprovado por unanimidade de votos, em 1º e 2º turno e em redação final, por meio de acordo entre os 31 deputados presentes, em sessão ordinária presidida pelos deputados Domingos Juvenil e Miriquinho Batista. A partir de agora, o PCCR seguirá para o gabinete da governadora Ana Júlia Carepa que sancionará o projeto. Assistiram a votação membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp); o diretor de Ensino Médio, Geraldo Donizetti, e representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento, e Finanças (Sepof), que construiu o projeto de lei.

O PCCR foi protocolado no dia 7 de maio na Alepa. O documento foi aprovado após discussão junto ao Sintepp e aos deputados membros das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e de Educação. Para agilizar a votação, foi acordada uma força tarefa unindo as três comissões para encaminhar mais rapidamente o documento à votação. Foram apresentadas e votadas 12 emendas. Servidores do apoio administrativo e operacional, de nível fundamental e médio foram incluídos no Plano, que inicialmente atendia aos trabalhadores do magistério, atendendo a Lei Federal de nº 11.738, de 2008.

“Essa é a maior conquista que os servidores da categoria da educação tem em 15 anos”, afirmou o secretário de Estado de Educação, professor Luís Cavalcante. Para ele, a construção, o debate e a aprovação do PCCR reafirmam o compromisso com a educação. “Acho que o nosso governo teve uma grande iniciativa no sentido de mostrar seu compromisso com a educação e com a necessidade de se ter uma carreira dos servidores do magistério, do técnico, com a inclusão dos demais. Fomos o único governo que fez isso ao atender uma demanda histórica da educação”, disse.


Conquista - A proposta também institui a Jornada de Trabalho para os professores em regência de classe. Com isso, o professor passa a ter direito a hora-atividade de 20% para planejamento, correção e formulação de provas, entre outros. As jornadas de trabalho para professores vão variar de 20, 30 e 40 horas semanais. Os servidores ocupantes do cargo de técnico em educação (pedagogo) terão jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A concessão de uma vantagem pecuniária para o cargo de professor AD1 e AD2, definidos como Classe Especial no PCCR, também foi aprovada. Eles ingressaram no Estado por meio de concursos públicos para o nível médio, realizados até 1988, modelo que está em extinção, já que não se faz mais concurso de nível médio para professor. Em reconhecimento à importância dos professores da Classe Especial, está prevista a concessão de uma gratificação de 50% em cinco anos, após a implementação do PCCR. No primeiro ano de execução do Plano será concedido um reajuste de 10%, que aumentará, anualmente, até completar os 50%.

“Eu vejo o plano como um salto de qualidade na vida do professor, para os alunos – qualidade de ensino mesmo. Não é possível educação de qualidade sem professor valorizado. Este plano de carreira tem em sua essência o objetivo maior da valorização da carreira do magistério. Daqueles que no dia a dia estão com os alunos e também fazem a educação”, afirmou Donizetti.

Mari Chiba
Ascom/Seduc
http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Noticia.show&idnoticia=1050&idareainteresse=1

Enem abre inscrições no próximo dia 21


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já tem data definida. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições via internet começam no próximo dia 21 e vão até 9 de julho. No momento da inscrição, o aluno deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

A partir deste ano os alunos que farão a UFPA, terão obrigatoriamente que fazer o ENEM, pois a universidade aderiu ao exame como parte integrante de seu processo seletivo, correspondendo especificamente a primeira fase. Os alunos da primeira e segunda série do ensino médio podem fazer a prova como experiência.
A taxa de inscrição no Enem será de R$ 35,00 a mesma de 2009. Mais informações serão divulgadas em edital, a ser publicado na próxima semana