quarta-feira, 24 de março de 2010

Alunos poderão ser selecionados pelo Sisu no segundo semestre


Universidades federais, estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que têm processos seletivos para ingresso de estudantes no segundo semestre vão poder utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo para adesão das instituições ao sistema abrirá no final de abril e permanecerá aberto em todo o mês de maio. Seleção e matrícula dos alunos serão feitas em junho.

Algumas instituições já ocuparam vagas para o segundo semestre no processo que acabou este mês. Outras não oferecem ingresso no meio do ano. A decisão de utilizar o Sisu nas que ainda precisam realizar processos seletivos para o segundo semestre caberá aos conselhos universitários de cada instituição.

Desta vez, o Sisu terá apenas uma etapa de inscrições. Poderão concorrer os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. A partir das inscrições dos alunos, que poderão optar por dois ou três cursos logo neste momento, será gerada uma lista de classificação, por meio da qual as universidades farão suas chamadas – quantas forem necessárias para cada instituição preencher suas vagas.

“Precisamos, ainda, definir algumas questões operacionais nessa mudança do sistema”, explicou a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci. Desde o início da construção do Sisu, técnicos e dirigentes do Ministério da Educação fizeram seis reuniões com reitores de universidades e institutos federais para discutir melhorias no sistema.

Segundo Maria Paula, as reuniões com os dirigentes servem para conhecer as demandas das instituições e alinhar as ações. “As adequações foram sugeridas pelos reitores. São eles os protagonistas do processo; o MEC é o aglutinador”, disse. De acordo com a secretária, as 51 instituições participantes do Sisu já sinalizaram sua permanência no novo processo seletivo e muitas querem também ampliar o número de vagas oferecidas por meio do sistema.

“Não abrimos mão do Enem e do Sisu como processo seletivo. Buscaremos fazer uma avaliação de todo o sistema para sugerir ajustes operacionais”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero. Segundo ele, outras instituições vão passar a utilizar o sistema, como a Universidade Federal do Ceará (UFCE), em seu próximo processo seletivo.

Assessoria de Comunicação Social

terça-feira, 23 de março de 2010

Encontro dos Coordenadores da Sala de Informática e Ciclo de Palestras

CONVITE

A Coordenação do NTE-Bragança, convida os técnicos pedagógicos e os coordenadores da sala de informática das escolas estaduais listadas acima para o I Encontro Bragantino de Coordenadores de Sala de Informática com Ciclo de Palestras sobre a Integração do Laboratório de Informática no Projeto Político Pedagógico da Escola.

Sua presença é fundamental para o êxito do referido evento.

Data: 26/03/2010.

Local: Sala de Vídeo da Escola Rio Caeté.

Horário: Manhã e Tarde.

Programação:

Manhã.

8 h – Breakfast.

8 h 30 m – Apresentação dos Professores Formadores do NTE-Bragança.

8 h 45 m – Apresentação do Plano de Ação 2010 do NTE- Bragança.

9 h 30 m – Apresentação dos Planos de Ação das Salas de Informática das Escolas Estaduais(Bragança e Augusto Correa).

11 h – Discussão de idéias.

Tarde

14 h – Ciclo de Palestras:

  • A Importância do Trabalho do Coordenador da Sala de Informática para uma proposta de educação voltada para a inclusão digital e a cidadania. Palestrante: Professor Luis B. Cavalcante DITEC/SEDUC
  • Trabalhando com Projetos na Sala de Informática. – Palestrante: Providencia Rebelo. NTE Bragança
  • O Papel do Técnico Pedagógico nas ações da Sala de Informática. Palestrante: Márcio do Carmo – 1ª URE

Extraído de http://ntebragantino.wordpress.com


sexta-feira, 19 de março de 2010

Notícias do MEC


Concursos oferecem mais de 700 vagas de norte a sul do país


Estão abertas as inscrições para mais de 700 vagas de professores efetivos e técnicos administrativos em concursos públicos Brasil afora. A oportunidade é para trabalhar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que reúne 255 escolas em todo o país e está em expansão, devendo chegar a 354 unidades atédezembro.

As vagas são para as instituições do Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima. Entretanto, os interessados devem ficar atentos à página eletrônica que lista os concursos da Rede Federal, já que, em 2010, todos os estados devem abrir seleções para contratação de professores e técnicos administrativos.

"Temos 99 escolas em construção. Precisamos de pessoal para colocar todas em funcionamento", explicou Alexandre Vidor, coordenador-geral de orçamento e gestão da Rede Federal.

A construção de 214 novas escolas federais de educação profissional trouxe a demanda por novos profissionais. Em janeiro deste ano, o Ministério do Planejamento autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos. Outras 8,8 mil vagas para concursos públicos da rede devem ser autorizadas até o fim do ano. Os cargos foram criados pelo Congresso Nacional para garantir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, política que já permitiu outras 11,2 mil contratações desde 2006.

Carreira - Um dos grandes benefícios de ser professor da Rede Federal é o plano de carreira. Pela norma, há aumentos de salário gradativos e também em caso de o docente se qualificar com cursos de pós-graduação. Os salários podem chegar a R$ 11,7 mil para doutores.

MEC é premiado por três ações de inovação na gestão pública



O Ministério da Educação (MEC) foi premiado por três iniciativas de inovação na gestão pública federal em concurso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A Enap selecionou dez iniciativas e a classificação destas ações será anunciada na próxima terça-feira (16), às 14h, no auditório do Ministério do Planejamento no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A solenidade também marca os lançamentos do 15º Concurso Inovação e do livro contendo o relato das práticas premiadas em 2009.

As ações premiadas do MEC são: "Acompanhamento da frequência escolar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade (condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família)", da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad); o "Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e o "Sistema e-Mec: reinvenção processual da educação superior em três dimensões da gestão pública - jurídica organizacional e tecnológica", da Secretaria de Educação Superior.

Além de valorizar o trabalho de servidores públicos comprometidos com o alcance de melhores resultados, a premiação concedida pela Enap, em parceria com o Ministério Público, estimula a adoção de iniciativas para a melhoria dos serviços públicos. Em 2009, o Concurso Inovação recebeu 131 inscrições válidas.

TV Escola


Recursos como documentários, vídeos, animações podem deixar a sala de aula mais atraente e auxiliar o professor a ensinar seus alunos. A TV Escola, canal educativo do Ministério da Educação, assumiu, há 14 anos, esse papel em escolas estaduais e municipais de todo o país.

Parceria

Com o objetivo de firmar parcerias para dinamizar a educação profissional e tecnológica, o Instituto Sul-rio-grandense e a escola norte-americana Alamo Colleges oficializaram convênio que possibilita o intercâmbio e a troca de experiências nas áreas de robótica e solda. Com a Alamo Colleges, o instituto poderá trocar experiências tanto em cursos de nível técnico como nos superiores de tecnologia.

Fonte: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília - DF

extraído de http://www.ifpa.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=370:noticias-do-mec&catid=89:noticias&Itemid=164&lang=pt

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cursos do NTE - Bragança


O NTE Bragança abre inscrições para os cursos de 40 h e 100 h do Proinfo Integrado:

1. Curso de 40 h – Introdução à Educação Digital
2. Curso de 100 h – Aprendendo e Ensinando com as TICs

Há vagas para os três turnos.

Os encontros para o curso de 40 acontecem duas vezes por semana: 2ª e 4ª e 3ª e 5ª (turmas pela manha, tarde e noite): 04 horas cada encontro. O curso tem duração de 2 meses aproximadamente.

Turmas Especiais aos sábados: uma turma pela manhã e outra à tarde.

Para de 100h, haverá encontros uma vez por semana, também nos tres turnos.

Escolha seu curso, seu horário disponível e faça sua inscrição diretamente no NTE.

Horaŕios: 7h 30 m as 21 h.

Endereço: Rua Oliveira Pantoja, s/n Bairro Trevo

Email: ntebragantino@gmail.com

terça-feira, 16 de março de 2010

Primeiro dia de aula

Mestres e Pupilos se reencontram


Primeiro dia de aula. Alunos ansiosos andam pelos corredores. Professores tentam demonstrar tranquilidade. O sinal ainda não bateu. Sorrisos e saudações entre mestres e pupilos dão uma amostra de que na escola, apesar das tensões eventualmente aflorarem, prevalece um ambiente amigo, cordial, camarada e muito propício ao ensino-aprendizagem.

É perceptível que as pessoas, ainda que algumas com ressalvas, principalmente os alunos – que reclamam de levantar cedo, das tarefas que têm pela frente, de alguns professores com os quais não tem uma relação tão boa, entre outros temas que geram descontentamento – apreciam estar nestas salas, corredores, laboratórios, bibliotecas, quadras...

O encontro marcado começa, ano após ano, com turmas que se renovam, é gente que vai e outros tantos que vem. Saudades de ambas as partes. Dos professores, além das boas memórias, das lições, dos conteúdos e dos momentos agradáveis. Ficam para os alunos o carinho, a preocupação, os conselhos. Mesmo entre os que são mais sérios, turrões, bravos ou tímidos demais para expressar esta afeição que o ambiente escolar propicia.

Dos alunos, para os professores, dos mais aplicados aos mais quietinhos, daqueles que aprontam e dão muito trabalho aos que têm muita dificuldade, ficam tanto a devoção e a admiração – mesmo que entremeadas por situações de dificuldade, tensão e indisciplina – quanto o reconhecimento do esforço, a dedicação para aprender a vontade de vencer.

É claro que no primeiro dia de aula ainda não é possível prever ou antecipar tudo que há pela frente. Não dá para saber ao certo quem é quem. Mesmo em relação aos alunos com os quais trabalhamos em anos anteriores, em outras etapas de sua formação. As férias podem ter mudado algo neles. Eles podem ter amadurecido, ou mesmo resolvido ficar um pouco mais travessos, brincalhões...

A escola prevê, com os planos de ensino, aquilo que devemos, pretendemos e iremos lecionar. Em Matemática, História, Ciências, Português e todas as áreas do conhecimento, ficamos antevendo e explicando, no dia a dia das escolas, com a esperança de que, de algum modo, isso possa legar aos estudantes um futuro mais digno, glorioso, de conquistas e muitas alegrias.

Por vezes nem nos damos conta de que os professores vão muito além das áreas do conhecimento, nas quais atuam como especialistas ou mesmo como generalistas (nas séries iniciais do ensino fundamental). Entramos na alma, deixamos, indelével, nossas marcas. E estas marcas podem ser profundas ou superficiais, mas estão lá. Assim como recebemos também, dos alunos, retornos que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Alguns mais do que outros, sendo sempre lembrados, mas todos, de algum modo, passam a fazer parte de nossas trajetórias profissionais e pessoais.

Ser professor nestes primeiros dias é assumir riscos e compromissos que duram não apenas um ou alguns anos letivos. Vai muito além disso. Relaciona-se à existência de todos e de cada um dos alunos em particular, seja porque lhes demos instrumentais com os quais irão poder pelejar na vida (e esperamos que com isso possam vencer) ou porque lhes demos a oportunidade de usufruir de nossas crenças, valores, ações e ética para que, de algum modo, sejam capazes de escolher os seus caminhos tendo outros referenciais.

Educar é um ato de amor profundo. Ao educar salvamos vidas. Na escola, perseguimos não apenas conteúdos, mas dignidade, cidadania, ética e felicidade em cada aluno com o qual nos encontramos.

Poético demais? Creio que não. A poesia não apenas ilumina a alma e dá força para lutarmos diariamente por um mundo melhor. É poderoso elemento que alimenta o sonho, permite e estimula o plano de vida e nos possibilita concretizar um amanhã realmente digno e feliz! Um ótimo retorno às aulas a todos!

Texto de João Luís de Almeida Machado enviado ao Jornal Virtual. Ele também é autor do livro Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema (Edit. Intersubjetiva). E-mail:joaoluis28@gmail.com.

Jornada Pedagógica 2010






No período de 08 a 12 de março os professores da nossa Escola estiveram participando da Jornada Pedagógica 2010, com o objetivo de discutir e planejar as atividades que deverão ser realizadas durante este ano letivo.

domingo, 14 de março de 2010

Volta às Aulas


Início do ano letivo 2010
15-03

Desejamos aos que retornam um ano de muitas realizações e sucessos.

Aos que chegam pela primeira vez, nossos sinceros agradecimentos pela confiança depositada em nossa Escola e em nosso trabalho.

Sejam todos/as muito bem-vindos/as.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Seduc divulga listão de professores aprovados no PARFOR nesta quarta (10)


O listão com o nome dos professores selecionados para participar do Plano de Formação Docente do Estado do Pará será divulgado na próxima quarta-feira (10), a partir das 9h30 na Fundação Cultural Tancredo Neves – Centur, em Belém.

Serão chamados cerca de 7 mil professores das redes municipais e estadual. Trata-se do maior listão que o Estado do Pará já divulgou com relação ao ingresso em instituições de nível superior. Os selecionados são professores que ainda não têm formação superior previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou lecionam disciplina diferente da sua área de formação.

O Plano é fruto do esforço institucional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Rural da Amazônia (UFRA) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação ( UNDIME ).

Cooperação - Dados do Censo da Educação revelam que apenas 10% dos professores que atuam na capital e no interior do Pará têm a qualificação adequada. São mais de 40 mil professores do ensino básico da rede pública que não possuem formação em curso superior e outros 22 mil possuem uma graduação, mas em área diferente de sua formação inicial.

Para solucionar as dificuldades da educação básica o MEC instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. A Seduc aderiu ao plano buscando integração com os sistemas municipal e federal para qualificar os docentes que atuam na Educação Básica no Estado, tanto em graduação como em pós-graduação.

Com esse objetivo, a Seduc recorreu ao Protocolo SEDUC-IES, que se constitui em um acordo de cooperação entre a SEDUC-PA e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado, na tentativa de superar os problemas quanto à carência de professores capacitados e qualificados para atuarem nas escolas das redes municipais e estadual de ensino paraense. O protocolo elaborou o Plano de Formação Docente do Estado do Pará que está em execução com financiamento do Governo federal e dos Governos Estadual e Municipais.

Ascom/Seduc

quinta-feira, 4 de março de 2010

Escolas da rede pública de ensino terão acesso a TV Escola


O Ministério da Educação, em parceria com a Anatel e a empresa Embratel Tvsat Telecomunicações Ltda., deu início no mês de fevereiro a distribuição de 50 conjuntos de equipamentos, compostos de antenas receptoras digitais, decodificadores e aparelhos de TV, para escolas da rede pública de ensino terem acesso à TV Escola.A entrega será efetuada em três etapas: primeiro as escolas receberão uma carta-resposta com o “termo de doação de equipamento” que deve ser preenchido com os dados oficiais da escola, assinado pelo diretor e enviado à Embratel. No segundo momento, serão entregues antena e decodificador. E por fim, a última etapa será feita por um técnico da Embratel, responsável pela instalação dos equipamentos, que levará, em mãos, uma carta de apresentação do Ministério da Educação.

Plano de formação chama mais de 7 mil professores


A Seduc vai chamar cerca de 7.000 professores das redes municipais e estadual selecionados para participar do programa de Formação Docente. É o maior listão que o Estado do Pará já divulgou com relação ao ingresso em instituições de nível superior. Os selecionados são professores das rede de ensino estadual e municipal que ainda não têm formação superior previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou lecionam disciplina diferente da sua área de formação. O programa é fruto do esforço institucional da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Rural da Amazônia (UFRA).Para solucionar as dificuldades da educação básica o MEC instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA), aderiu ao plano buscando integração com os sistemas municipal e federal para qualificar os docentes que atuam na Educação Básica no Estado, tanto em graduação como em pós-graduação. Com esse objetivo, a Seduc recorreu ao Protocolo SEDUC-IES, que se constitui em um acordo de cooperação entre a SEDUC-PA e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado, na tentativa de superar os problemas quanto à carência de professores capacitados e qualificados para atuarem nas escolas das redes municipal e estadual de ensino paraense. O protocolo elaborou o Plano de Formação Docente do Estado do Pará que está em execução com financiamento do Governo federal ( mais de 70%) e dos Governos Estadual e Municipais.A divulgação do listão está prevista para a próxima semana, em data a ser anunciada na imprensa.
Ascom/Seduc

Pro-Uni 2ª Fase

As inscrições para a segunda etapa do Pro-Uni começam nesta quinta-feira, 4.

Veja o Cronogrma

Inscrições de candidatos
04/03/2010 a 07/03/2010

Resultado - Candidatos pré-selecionados
10/03/2010

Comprovação de Informações e Processo Seletivo Próprio
10/03/2010 a 12/03/2010

Registro no SISPROUNI da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados
10/03/2010 a 14/03/2010

Faça sua inscrição pelo site
http://siteprouni.mec.gov.br/

Novos Calouros


Todos que fazem parte da Comunidade Escolar da EEFM Luiz Pauino
Mártires estão em festa com a aprovação de seus alunos e ex-alunos no vestibular da Universidade Federal do Pará.

Esperamos que a aprovação dos novos calouros seja motivação para que mais alunos possam manter seus esforços e, dessa forma, ingressarem nos Ensino Universitário.

Parabéns a todos.

1. Ana Paula Cardoso Queiroz, - Letras (Língua Portuguesa) Bragança
2. Benedito Genilson Costa Medeiros, - História Bragança
3. Cássio Vinícius da Silva e Silva, - Pedagogia Bragança
4. Daniele de Cássia da Silva Moreira, - Pedagogia Bragança
5. Fernanda Catharine Fernandes Miranda, - História Bragança
6. Glória Maria Conde Lima, - Matemática Bragança
7. Cássio da Silva Reis, - Física (IFPA)
8. Sâmea Braun da Silva Gomes, - História Bragança
9. Tom Jhoramy Oliveira da Rocha, - Ciências Biológicas Bragança
10. Wellyton Fabrício de Sousa Santos, - Matemática Bragança