terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Escola Solidária 2009


Mais uma vez a Escola Luiz Paulino Mártires recebeu o selo "Escola Solidária", edição 2009.

É o reconhecimento de ações desenvolvidas com o objetivo de tornar o mundo mais humano e solidário.

A todos àqueles que nos ajudaram nessa missão, o nosso muito obrigado.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Carta Aberta à Comunidade da Escola Luiz Paulino Mártires

A Escola Luiz Paulino Mártires foi e continuará sendo a minha primeira experiência como concursado do Serviço Público Estadual na Secretaria de Estado de Educação e primeiro ambiente institucional formal de trabalho no setor público.

Participar desta instituição representou forte mudança em minha vida, naquele outubro de 2004, pois o mundo do trabalho na Rede Pública de Ensino se iniciava de modo alvissareiro, e uma grande opção foi exigida de mim naquele mesmo ano: o ingresso no Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Pará em Belém.

Recusei convites para outros empregos e tive de abdicar de certas oportunidades para assumir essa tarefa de educar com responsabilidade, ainda mais num ambiente em que fui recebido com alegria por sua ex-Diretora Prof.ª Natalina de Oliveira Brito com quem já trabalhava, à época, no Instituto Santa Teresinha, amiga de longos anos.

Dirigir essa Escola, tradicional por sua história de conquistas e de tanto reconhecimento social e comunitário, exigiu de mim a escolha de duas pessoas com as quais compartilhei sonhos e ideais, o também Prof. Francisco Luciano Borges Ferreira, e ainda mais, ex-Aluno da Escola, e a Prof.ª Valdelice Ferreira Canindé da Silva, que já havia trabalhado na Escola e com quem já mantinha relacionamento profissional desde 1999, na Escola Rio Caeté. Mais feliz ainda fiquei quando pude dar posse aos dois numa tarde de outubro de 2007. Contei, evidentemente, com o apoio dos demais funcionários e professores que me acolheram e que também dirigiram a Escola nos momentos em que eu estive ausente para os meus outros trabalhos.

Escolhi os dois por pura competência e pelo reconhecimento de suas aptidões para me ajudarem a desbravar novos caminhos para a Escola e para tirá-la dos inúmeros problemas em que se encontrava e que todos os professores, funcionários, alunos e pais sabiam existir e que lutavam para resolver e às vezes não conseguiam. Muitos desses problemas estruturais já foram resolvidos. Outros aguardam definição da instância superior da SEDUC para sua resolução.

Estou muito satisfeito e feliz com a experiência adquirida e com os desdobramentos técnicos dessa pequena e produtiva jornada. Tornei-me profissionalmente mais maduro, sobretudo pelo grande investimento que realizei na Educação, habilitando-me e a todos, para uma nova era da Escola, talvez com mais empreendedorismo, planejamento, conhecimento e missão social. As tristezas e decepções não nos abateram, pelo contrário, aumentaram nossas energias para o desenvolvimento da missão assumida.

Construí nesses meses excelentes amizades, dentro e fora da Escola, e trabalhei com comprometimento pelo setor da Educação Pública, representando a nossa querida Escola, como fui indicado pela Prof.ª Dr.ª Edilza Fontes, na gestão de Ana Júlia Carepa, atual Governadora, pela nomeação do dia 06 de junho de 2007, quando o então Secretário de Estado de Educação, Mário Andrade Cardoso assinou a Portaria de minha designação à função de Diretor da Escola Luiz Paulino Mártires.

Porém nem tudo em nossos caminhos são flores e as pedras apareceram. Novos desígnios foram traçados para a administração e gestão da Secretaria de Estado de Educação, novos projetos em minha vida começaram a ser traçados, novas oportunidades à frente e que me elevam também o mesmo espírito empreendedor, o que me obrigou, agora, a não concorrer para a gestão da Escola por mais dois anos, uma opção racional, com exclusiva responsabilidade pessoal, com planejamento e com muita tristeza, logicamente.

Optei, pois, pelo Concurso para a Docente de Ensino Superior, para o qual fui aprovado na Universidade Federal do Pará, deixando a Gestão da Escola para a Gestão eleita por um processo eleitoral construído pelo Conselho Escolar e pela Comissão Eleitoral, numa transição pacífica, feliz, satisfatória e triste para nós, que sonhamos alto e longe, com novos objetivos explicados e construídos em nosso Projeto Político Pedagógico 2008-2010, ferramenta importante do trabalho que ajudamos a construir e que nos propomos realizar.

Esse novo ciclo de vida da Escola se abre a perspectivas que não sabemos ao certo como se apresentarão à Comunidade Escolar, mas que possibilitou à mesma Comunidade a escolha de seus gestores e a participação de todos nas decisões que daqui por diante deverão ser tomadas.

Como professor e atento observador, continuarei, ampliando horizontes do saber em salas de aula pela vida a fora, quiçá juntos na Universidade Federal do Pará e nas visitas à Escola Luiz Paulino Mártires, instituição que amo ao ponto de quase abandonar minha vida pessoal para dedicar esforços e energias construtoras de melhorias vistas a olhos nus. A realidade que deixamos para os novos gestores é sobremaneira diferente da que recebemos, não somente pelo aspecto quantitativo, mas pela qualidade do trabalho que foi implementado em todos os níveis.

Essa outra vertente de nossos interesses, que é o Ensino, na Instituição Superior, me dá uma segurança intelectual e abre caminhos para a minha carreira. Com muita honra e, evidentemente, um misto de alegria e tristeza, solicitei minha dispensa de função de Diretor da Escola Luiz Paulino Mártires e minha exoneração da Secretaria de Estado de Educação, pois fui nomeado para exercer a Docência na Universidade Federal do Pará, em caráter efetivo e com o vínculo de Dedicação Exclusiva e como tal devo exercer essa função daqui por diante.

A tristeza que sinto e que compartilho com meus colegas tem a ver com o convívio quotidiano com dirigentes da Educação, colegas professores, alunos, funcionários e pais de alunos que souberam zelar por suas funções sociais num relacionamento rico de idéias, afetos, projetos e resultados alcançados e que esperamos ainda mais contribuir no seu alcance, com as metas que elegemos com a Comunidade Escolar representada pelos seus segmentos.

Mas, coloco-me à disposição para um novo convívio, feito de parceria e sentido público, com todos os colegas da Escola Luiz Paulino Mártires e seus novos gestores, se assim o quiserem, para colaborar com meu trabalho a fim de que sejam favoráveis os empreendimentos desenvolvidos na área da Educação desse momento e no porvir. Não nos foi possível fazer mais por culpa do pouco tempo e nem nos foi possível conciliar todos os trabalhos e auspiciosos desejos pessoais. Não abandonei ou desisti da Escola de forma alguma, mas escolhi um futuro em outro vínculo, também em sala de aula, no segmento docente.

Aos nossos Alunos (e seus Pais/Mães e Responsáveis) cabe um agradecimento maior, pelo que me apoiaram e pela amizade em vários momentos de luta, entraves, problemas e por compartilharem comigo os sonhos que ainda veremos realizados. A todos, indistintamente, meu caloroso abraço e votos de uma vida estudantil sadia e repleta de novos significados que dão o tom exato do peso da farda da Escola Luiz Paulino Mártires na sociedade bragantina. Continuem firmes e desejosos de bons gestores e de bons professores. Desculpo-me pelos momentos em que exigi a disciplina e o zelo pelas coisas da Escola, sobretudo pela manutenção da ordem, do amor fraternal e do respeito a Deus, Nosso Senhor.

Parabéns à Prof.ª Valdelice Ferreira Canindé da Silva, que foi minha Vice-Diretora, e que agora é nomeada Diretora da Escola Luiz Paulino Mártires, pela Portaria de n.º 12.335/2009, de 22.12.2009, com minhas congratulações a seus Vice-Diretores, que souberam desempenhar seus trabalhos com afinco e zelo. Sigam e atuem sempre em paz, com os olhos no futuro e com a sabedoria que aprenderam em suas vidas profissionais. Que esses dois anos de mandato sirvam para elevar ainda mais a qualidade dos serviço educacional prestado pela Escola à luz da vontade de sua Comunidade Escolar, com especial atenção, amor e carinho aos nossos alunos e suas famílias.

Agradeço, de forma especial, ao Prof. Francisco Luciano Borges Ferreira, que serivu como meu Vice-Diretor e que agora se empenhará em seu Mestrado na área que escolheu, a Geografia, e que tão bem desempenhou suas funções ao meu lado e de Valdelice. Agradeço também a Prof.ª Maria do Carmo Reis de Almeida Paula, Secretária da Escola, por todos os trabalhos à frente dessa missão, assim como a todos os funcionários, indistintamente. Sou muito grato a todos, por exatamente tudo o que representam e pelo que me ajudaram em todos os momentos.

A amizade, com sabedoria, apenas muda de lugar, ou retorna ao mesmo lugar, tempo e forma, mas não se acaba. É no (re) fazer dessa amizade que coloco minha esperança e, para os que assumirão essa tarefa a partir da publicação de suas designações à gestão da Escola, disponibilizarei novamente meu tempo e esforço a realizar todos os trabalhos de informação a respeito da gestão da Escola a partir de agora, momento em que definitivamente não estarei Diretor e Professor dessa Escola. Foram 1865 dias como professor e 921 como Diretor. E isso irá sempre comigo.

Até breve, um forte abraço e muito obrigado a todos. Nos vemos pelos caminhos da vida.

Bragança, 05 de janeiro de 2010.

Prof. M.Sc. Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva

extraído de http://profdariobenedito.blogspot.com/

Feliz Ano Novo de 2010

Mais um ano chega ao fim.
Para alguns marcados por extrema alegria
Para outros embargados de dor.

Nesse momento é hora de refletir.

Como foi nosso ano?
Conseguimos conquistar nossos ideais?
Será que relamente lutamos por eles?

Demos o abraço que nosso/a irmão/ã tanto queria, ou viramos as costas não se importando com ele/a?
Pedimos perdão pelas nossas falhas, ou o orgulho não deixou?
Fomos amigos/as e companheiros/as com nosso/a colega de trabalho, ou simplesmente fazíamos nosso trabalho sem se importar com o outro tão perto de nós? Estivemos presente na vida de nossos/as filhos/as, de nossos maridos, esposas?

Enfim, depois de tantas perguntas nos vêm mais uma pergunta:
Será que teremos uma outra chance?
Para um pedido de desculpas,
Uma reconciliação,
Uma dúvida não respondida
Um amor encontrado
Uma dor desaparecida
Um grito de alívio
Um beijo, um abraço que não foi dado?

Deus... nos dê forças, nos dê saúde, nos dê a chance de fazer o que deveria ser feito, consertar nossos erros, de sermos amigos/as, companheiros/as, compreensivos/as, mãe, pai, filha, filho, esposa, esposo, aluno, aluna, professor, professora, funcionário, funcionária.

Nos dê a chance de viver cada vez mais o amor verdadeiro de Cristo.
Feliz Ano Novo 2010!